A indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, vem possibilitando grandes transformações no chão de fábrica e trazendo inúmeros benefícios para a sociedade.
Para entender a esse respeito, vale conhecer as outras três fases que os meios de produção já vivenciaram:
- Indústria 1.0 – mecanização a partir da máquina de vapor e tear,
- Indústria 2.0 – produção em massa através da linha de montagem e energia elétrica,
- Indústria 3.0 – automação, computação, sistemas de TI e robótica
Como se observa, tudo se inicia por volta de 1760, quando surge o conceito de mecanização e as primeiras máquinas são inventadas para colaborar e facilitar os processos produtivos.
Chega-se à terceira fase desse processo, quando se percebe, nas linhas de produção, a presença de robôs substituindo o homem nas tarefas perigosas e repetitivas.
No entanto, um novo impulso acontece a partir da integração completa da fábrica, surgindo então a Indústria 4.0.
Conheça detalhes a esse respeito e como a fabricação de vedações foi privilegiada com o avanço da tecnologia!
A Indústria 4.0
A Indústria 4.0 trata da combinação, integração de inovações e tecnologias digitais que modificam completamente os processos produtivos, oferecendo:
- novos modelos de negócios,
- atividades eficientes e práticas,
- processos seguros,
- agilidade,
- personalização,
- otimização de recursos,
- diminuição dos gastos.
Isso significa que a tecnologia disponível pode e deve ser utilizada no chão de fábrica, colaborando para a melhora de todos os resultados.
Esse é o caso da aplicação de algumas tecnologias, como: IoT, cloud computing, big data, cobots, digital twin, inteligência artificial, drones, sistemas cyber físicos, biologia sintética, manufatura aditiva, sistemas de gestão, etc.
O conjunto dessas ferramentas possibilita que processos possam ser realizados sem a intervenção humana, portanto, as fábricas passam a ser inteligentes, pois recebem dados, avaliam e tomam decisões.
Impactos da Indústria 4.0 nos setores industriais
Esse conjunto de soluções oferecidas pela implantação da Indústria 4.0 contribui para a automação dos processos e digitalização de todos os eventos e documentos de controle.
A partir dessas soluções, a relação da indústria com seus fornecedores, clientes e parceiros de negócios é facilitada.
Isso significa melhorar e otimizar os recursos, além de colaborar de maneira efetiva com a sustentabilidade, já que os desperdícios são eliminados e todos os recursos se direcionam ao que realmente pode trazer resultados para o empreendimento.
No que se refere aos maquinários e equipamentos das linhas de produção, esses passam a operar oferecendo um alto nível de produtividade, diminuindo os custos no consumo de energia elétrica e garantindo baixos níveis de manutenção, uma vez que controlam o seu próprio funcionamento e apontam possíveis problemas.
A revolução da Indústria 4.0 na fabricação de vedações
Quando o assunto envolve a fabricação de vedações, a Indústria 4.0 também contribui de maneira diferenciada com esse processo, isso porque os fabricantes dessa solução passam a contar com tecnologia de ponta, oferecendo soluções sob medida.
A robótica e a automação possibilitam a fabricação de vedações com maior precisão, além de agilizar os processos fabris.
Por meio de uma tecnologia conhecida como Digital Twin, possibilita-se a criação de réplicas virtuais da linha de produção, possibilitando simulações detalhadas.
Essa ferramenta otimiza o design e o processo de produção das vedações, conseguindo antecipar problemas e viabilizar as soluções de maneira a não comprometer os processos reais de fabricação.
Outro ponto muito importante que as soluções da Indústria 4.0 oferecem é a possibilidade da realização de simulações em tempo real, permitindo ajustes dinâmicos no processo de produção e aumentando a capacidade de respostas à demanda de mercado.
Por fim, a própria manutenção preditiva, através de sensores inteligentes e da IoT é melhorada, tornando possível localizar, em tempo real, eventuais problemas, permitindo que as correções sejam realizadas antes que causem falhas.
Como se observa, já vivemos um novo tempo, onde todos os processos industriais tendem a melhorar e um exemplo disso pode ser encontrado em nosso post que trata do constante crescimento da indústria termelétrica brasileira!