A gaxeta PTFE lubrificada é uma solução projetada para atender as necessidades de vedação das indústrias do ramo alimentício e farmacêutico.
Trata-se de um importante componente utilizado para a vedação entre duas peças, uma necessidade para que seja eliminada a possibilidade de contaminação no chão de fábrica e problemas que possam causar sérios riscos aos consumidores.
Tanto a produção de alimentos como a de produtos farmacêuticos exige cuidados previstos em lei, voltados a garantir qualidade ao consumidor, portanto, toda a atenção precisa ser priorizada pelas indústrias que atuam nesses segmentos.
Os processos de higienização e esterilização dos equipamentos utilizados nessas fábricas envolvem produtos químicos altamente agressivos, portanto, uma ameaça que precisa receber os cuidados dos profissionais envolvidos nas operações.
Neste post, apresentaremos detalhes da gaxeta PTFE lubrificada, um componente que garante a vedação atóxica na indústria alimentícia e farmacêutica. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Explore as características da gaxeta PTFE lubrificada
A gaxeta PTFE lubrificada é um produto da Vedalite fabricado com óleo de silicone, possuindo uma excepcional resistência química.
Sendo um produto extremamente durável, inodoro e atóxico, a gaxeta possui as seguintes características:
- composição: PTFE expandido e lubrificante inerte,
- temperatura máxima: + 280 °C,
- temperatura mínima: – 200 °C,
- velocidade periférica: 12 m/s,
- pressão (bomba alternativa): 30 bar,
- pressão (bomba rotativa): 20 bar,
- pH: 0-14.
É importante destacar que a gaxeta PTFE lubrificada é extremamente eficiente na vedação envolvendo ambientes sensíveis, uma vez que é composto por um material resistente à corrosão e a sua lubrificação.
Desse modo, ela proporciona um deslizamento suave, reduzindo o desgaste e garantindo o funcionamento eficiente e adequado dos equipamentos.
Principais desafios na vedação no ramo alimentício e farmacêutico
Tanto o setor alimentício como o farmacêutico enfrentam desafios na questão que envolve a vedação de seus equipamentos.
Um bom sistema de vedação evita paradas na linha de produção, perdas de materiais e prejuízos que podem ser evitados.
Além disso, essa situação é agravada em função da necessidade no cumprimento das exigências e regulamentações rigorosas de segurança e higiene durante os processos fabris, atendendo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e toda a legislação voltada a esses setores.
Portanto, essas empresas necessitam de soluções que possibilitem:
- não propagação de contaminação cruzada,
- resistência aos produtos químicos,
- resistência a solventes,
- vedação de ácidos e cáusticos,
- manutenção da integridade dos processos fabris e de seus produtos.
Além disso, a maioria desses equipamentos sofrem com as altas temperaturas e precisam suportar processos de esterilização onde produtos altamente agressivos são utilizados.
Como a gaxeta PTFE lubrificada ajuda a superar esses desafios?
A gaxeta PTFE lubrificada da Vedalite foi especialmente projetada para enfrentar os desafios encontrados nessas indústrias.
Sua composição PTFE proporciona uma vedação atóxica e resistente à corrosão, portanto, garante a segurança dos produtos.
Como já vimos, a sua lubrificação reduz o atrito e prolonga a vida útil da vedação, o que acaba colaborando com uma redução expressiva no que diz respeito às necessidades de manutenção.
Sendo assim, optar por soluções desenvolvidas sob medida para o atendimento às necessidades de vedação dos maquinários e peças das indústrias do ramo alimentício e farmacêutico é, sem dúvida, uma ótima maneira de garantir qualidade e atender as normas de fiscalização.
Que tal fazer um teste e contar com a gaxeta PTFE lubrificada da Vedalite?
Acesse agora nosso site e faça um orçamento!