A indústria termelétrica brasileira é vital para o conforto da população e no dia a dia das atividades econômicas em nosso país.
O objetivo dessa indústria é o de gerar energia elétrica através da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral, gás natural, biomassa e materiais radioativos.
No Brasil, a geração de energia é realizada pelas chamadas usinas e, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a maioria das fontes geradores partem das:
- hidrelétricas,
- termelétricas,
- usinas eólicas,
- centrais geradoras fotovoltaicas.
Mesmo possuindo mais de 50% da nossa geração nas hidrelétricas, portanto, tendo por base a água, períodos de escassez de chuvas e de secas, as outras opções ainda são fundamentais para movimentar o país.
Neste post, apresentaremos detalhes do crescimento da indústria termelétrica brasileira e a importância dos cuidados a serem tomados nas usinas para que os resultados possam atender a demanda. Continue lendo e confira!
A importância da indústria termelétrica para o Brasil
Como vimos, a indústria termelétrica é fundamental no Brasil, uma vez que nos períodos de baixa nos reservatórios hidrelétricos essa opção acaba suprindo as necessidades da população e atividades econômicas em nosso país.
Para se ter ideia da situação e conforme a ANEEL, 52,74% das usinas do Brasil são hidrelétricas, enquanto na segunda posição se encontram as instalações que geram energia a partir do calor, tema deste post, correspondendo a 24,48%.
Em locais de seca ou que sofrem com mudanças climáticas extremas, como a falta de chuva, a segunda opção acaba assegurando o fornecimento de energia elétrica a essas regiões, uma condição fundamental para a vida.
Apesar de utilizar recursos naturais não renováveis, essas grandes estruturas são responsáveis pela manutenção da qualidade de vida de milhões de brasileiros.
Como a energia é gerada na usina termelétrica?
A geração de energia elétrica na usina termelétrica ocorre a partir da queima de combustíveis fósseis, conforme já mencionado anteriormente.
O calor gerado pelo processo de combustão aquece a água em uma caldeira, transformando-se em um vapor com alta pressão.
Esse processo faz com as pás das turbinas da usina girem, ocorrendo um processo de transformação dessa “força” em energia elétrica, em função dos geradores que possuem um campo eletromagnético.
Na sequência, a água utilizada no processo é resfriada em um condensador para ser novamente utilizada em um novo ciclo de produção.
Todo esse processo envolve pressão e temperaturas extremas, portanto, torna-se necessário o uso de vedações que tenham a capacidade de suportar situações e ambientes agressivos, garantindo o melhor aproveitamento e qualidade nos resultados.
Principais vedações utilizadas nessa indústria
As altas temperaturas e os vapores precisam ser bem aproveitados para ocorrer o processo de transformação da energia gerada em eletricidade.
Existem, portanto, sistemas de vedações para cada atividade envolvida no processo, onde os principais são os seguintes:
Vedações com componentes de transferência de calor, ou seja, uma solução projetada para manter a eficiência desse processo, garantindo o máximo desempenho da usina.
A termelétrica também precisa de gaxetas para bombas e válvulas, possuindo alta resistência que garantem a vedação aos equipamentos essenciais envolvidos no dia a dia da operação.
Outra solução necessária nessa indústria diz respeito a redução de água de selagem, quando componentes são desenvolvidos visando reduzir o consumo desse precioso líquido.
Por fim, conta-se ainda com componentes para vedação estática avançada, ideais para portas de fornos e caldeiras que garantem a segurança das operações.
Na Vedalite, todas essas soluções estão à disposição da indústria termelétrica.
Através desses componentes, viabilizam-se operações confiáveis e grandes resultados nesse importante segmento da geração de energia elétrica em nosso país.
Solicite um orçamento e obtenha detalhes a respeito de nossas soluções. Estamos prontos para atender a demanda da sua usina e colaborar com o sucesso das operações!