Boas práticas para garantir a longevidade das gaxetas

Os equipamentos mecânicos precisam contar com uma boa vedação dos fluidos para garantir a eficiência e segurança dos ambientes, daí então a importância das gaxetas.

Apesar de possuírem características e mecânica simples, esses componentes são fundamentais na vedação de sistemas de baixa, média e alta pressão.

Quando utilizadas nos serviços de bombas rotativas ou alternativas, é comum o uso de um filme de fluido que serve para:

  • resfriar,
  • lubrificar,
  • reduzir o atrito.

A partir disso, é esperado um vazamento, no entanto, existe um limite que não pode ultrapassar 50 gotas por minuto.

Já as gaxetas de compressão usadas em válvulas com movimento pouco frequente, lento ou em operações estáticas não apresentam vazamentos.

O fato é que para cada necessidade existe uma solução de vedação, portanto, neste post apresentaremos detalhes das boas práticas que garantam a longevidade desses componentes. Continue a leitura e confira!

5 maneiras para aumentar a vida útil das gaxetas

Existem 5 maneiras que aumentam a vida útil das gaxetas e que precisam fazer parte do dia a dia na operação de sua indústria. São eles:

Busque o material mais adequado para a sua indústria

Como vimos, as gaxetas são projetadas e desenvolvidas de acordo com as necessidades dos trabalhos a serem realizados, portanto, são confeccionados a partir de materiais diferenciados.

A partir das várias configurações de tranças, fibras e combinações de materiais, é preciso uma avaliação detalhada que envolve variáveis e atributos que precisam ser considerados no processo de escolha, tais como:

  • tamanho,
  • temperatura,
  • aplicação,
  • fluido,
  • pressão,
  • velocidade.

A partir dessa análise, consegue-se escolher o material adequado para cada necessidade ou ambiente, evitando problemas e prejuízos.

Siga as especificações de instalação

Outro ponto importante a ser observado diz respeito às especificações de instalação.

É importante lembrar que as gaxetas foram desenvolvidas e testadas em laboratórios e nos processos de produção, sendo fundamental que sejam utilizadas de acordo com o seu objetivo, atendendo as exigências técnicas e determinações apresentadas pelo fornecedor.

As improvisações normalmente acabam tendo resultados negativos e apresentando problemas e prejuízos em algum momento.

Realize inspeções regulares

Como qualquer componente que faz parte de um equipamento, as gaxetas também precisam ser avaliadas periodicamente.

Na medida das operações, existem desgastes naturais em função das condições adversas pela qual o componente é utilizado, no entanto, sua estrutura foi desenvolvida para suportar essas situações.

Porém, elas possuem um tempo de vida útil que pode ser estendido a partir de inspeções regulares e ajustes necessários, daí a importância dessa ação.

Mantenha-as limpas e lubrificadas

A limpeza e lubrificação das gaxetas é outro fator fundamental para garantir a sua longevidade.

Então, a partir das inspeções periódicas, vale sempre a manutenção desses componentes, quando precisam estar trabalhando conforme as especificações apresentadas pelos fornecedores para poderem oferecer a qualidade desejada em suas aplicações.

Adquira gaxetas de qualidade

Por fim, a escolha de gaxetas de qualidade fazem toda a diferença, tanto para o sucesso da operação como também para a redução dos custos operacionais.

Evitar improvisações ou priorizar apenas os valores a serem investidos pode se transformar em um grave problema para o chão de fábrica.

É preciso avaliar o custo-benefício desses componentes, quando a confiança no fornecedor passa a ser fundamental para que a operação possa fluir com qualidade e segurança.

Para isso, vale a pena conhecer as gaxetas da Vedalite, uma empresa experiente e especializada na oferta de soluções abrangentes para as indústrias de vedação, isolação e manutenção.

Acesse agora o nosso site e conheça detalhes dos produtos disponíveis para o seu empreendimento. São muitas as opções voltadas a atender as mais diversas necessidades da sua indústria!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress