O setor industrial brasileiro continua evoluindo e, apesar de um pequeno recuo no último trimestre de 2024, o resultado anual foi de crescimento.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil teve um crescimento de 3,1% em termos de produção, isso quando comparado com 2023.
A expansão da indústria ocorreu em 20 dos 25 ramos industriais pesquisados, motivado pelas seguintes situações:
- mais pessoas incorporadas ao mercado de trabalho,
- queda na taxa de desocupação,
- aumento na massa de salários,
- incremento no consumo das famílias,
- maior renda,
- evolução na concessão de crédito.
Diante dessas informações, o setor industrial vem apostando em inovações, visando melhorar os resultados para o ano que se inicia.
Apresentaremos as tendências que estão surgindo e o que os empresários estão priorizando para 2025. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Explore as principais inovações e tendências no setor industrial
O setor industrial está observando e trazendo para o dia a dia de suas atividades as seguintes inovações e tendências:
Resiliência das cadeias de suprimentos
A resiliência das cadeias de suprimentos se torna necessária a partir do momento em que problemas ocorrem durante todo o processo produtivo.
Ser resiliente é encontrar rapidamente alternativas que possibilitem correções, portanto, é preciso contar com opções e planos que atendam eventuais falhas na cadeia de produção.
Isso significa contar com vários fornecedores, buscando constantemente por:
- operações mais eficientes,
- maior produtividade,
- redução de riscos.
Manufatura avançada
A automação da Indústria 4.0 continuará se multiplicando no chão de fábrica, quando a manufatura avançada ganha cada vez mais espaço, especialmente em função da:
- Internet das Coisas (IoT).
- inteligência artificial (IA).
Com isso, veremos cada vez mais fábricas conectadas e inteligentes, onde sistemas e máquinas interagem automaticamente sem qualquer interferência humana.
A manutenção preditiva, o monitoramento em tempo real e ajustes automáticos farão parte da realidade das linhas de produção.
Mais do que isso, sistemas automatizados e robôs estarão tomando decisões complexas, tendo por base grande volume de dados.
Sustentabilidade e economia circular
A sustentabilidade é outro assunto que merecerá toda a atenção do setor industrial, uma vez que a legislação a esse respeito exige medidas a serem cumpridas e a proteção ambiental deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade.
Com isso, a economia circular ganha força, ou seja, o reaproveitamento de produtos e serviços precisa acontecer.
A redução, reutilização e reciclagem serão as metas para 2025, quando se torna imprescindível a diminuição do impacto no meio ambiente, acompanhado pela eficiência energética e estratégias que possibilitem operações envolvendo a pegada de carbono.
Colaboração entre tecnologia e talento humano
Engana-se quem pensa que o fator humano será esquecido nas tendências do setor industrial neste ano.
Distante dessa hipótese, o que será cada vez mais valorizado é o talento humano aliado e recebendo a colaboração da tecnologia.
Como vimos, a automação industrial estará assumindo uma posição importante no chão de fábrica, desenvolvendo as atividades que não são adequadas para os colaboradores, promovendo uma sinergia entre:
- humanos,
- robôs industriais,
- robôs colaborativos.
Segurança cibernética
Por fim, outro assunto que estará presente em 2025 na indústria diz respeito à segurança cibernética.
A conectividade de máquinas, equipamentos e sistemas ocorre a partir do uso da internet, portanto, essa é uma porta de entrada para hackers que tenham interesse em obter informações, causar problemas ou ainda ameaçar a paralisação de uma linha de produção visando obter vantagens financeiras.
Desse modo, a tecnologia possibilita que essas ameaças sejam evitadas, por isso o ano prevê investimentos pesados em termos de segurança, protegendo suas operações automatizadas e evitando que informações sensíveis sofram vazamento.
Agora que você conhece mais sobre as tendências do setor industrial, leia nosso post que apresenta o tema: vedações: a chave para eficiência e sustentabilidade na indústria de biocombustíveis!