A corrosão química é um problema enfrentado por todos os setores da indústria, colocando em risco a integridade dos equipamentos utilizados para a produção.
Trata-se de um processo natural, que ocorre devido a uma reação química, mas isso não significa que não seja possível evitá-lo.
Com a adoção de algumas estratégias, é possível evitar esse tipo de problema e, assim, reduzir os riscos associados a ele.
Para saber mais sobre como a corrosão química acontece e de que maneiras podemos preveni-la, acompanhe o conteúdo!
O que causa corrosão química?
A corrosão química consiste em um fenômeno natural, que resulta da interação entre elementos metálicos e o oxigênio.
Trata-se de uma reação de oxirredução, em que o potencial de oxidação do metal é maior do que o do oxigênio, fazendo com que aquele perda elétrons para este. Na prática, isso resulta em um processo de corrosão da superfície metálica.
Assim, ao conhecer de perto esse processo, podemos perceber que se trata de um fenômeno natural, que não pode ser impedido.
Ainda assim, é possível adotar medidas que ajudam a controlá-lo, de modo que a indústria possa evitar os riscos associados a ele.
Exemplos desses riscos são problemas nos equipamentos, inviabilizando a produção, ou mesmo acidentes envolvendo os colaboradores responsáveis por operar as máquinas.
Leia também: A importância da NR-12 para a segurança em ambientes industriais.
Como prevenir a corrosão química em indústrias?
Agora que você já sabe como a corrosão química acontece, o próximo passo é entender como preveni-la, de modo que o processo não chegue a um estágio avançado, prejudicando os seus equipamentos. Confira algumas dicas:
Estratégias de prevenção
O primeiro passo é adotar medidas de prevenção voltadas especificamente a esse tipo de problema.
Uma delas é o controle do ambiente, uma vez que fatores como a umidade podem favorecer a corrosão das superfícies metálicas, acelerando o processo e gerando prejuízos ainda maiores.
Outra possibilidade é o uso dos revestimentos metálicos, que funcionam como uma camada protetora entre o metal a ser protegido e o meio corrosivo, ou seja, o oxigênio. Dessa maneira, os equipamentos ficam protegidos contra a ação corrosiva.
Invista em materiais de qualidade
Outra prática fundamental é dar preferência a materiais de alta qualidade, os quais apresentam uma resistência maior e, consequentemente, uma durabilidade superior.
Isso envolve a escolha de peças com menos cobre, que possuam um acabamento de qualidade e tenham superfícies uniformes.
As superfícies irregulares favorecem o acúmulo do pó e da umidade, o que pode criar condições ainda mais favoráveis para a corrosão química.
Nesse sentido, contar com bons equipamentos é uma medida fundamental para evitar os riscos associados a esse processo.
Faça manutenção preventiva
Um último cuidado a ser tomado é a realização regular de manutenções preventivas.
Elas são responsáveis por identificar os riscos aos quais os equipamentos estão expostos, possibilitando que você resolva o problema antes de sofrer prejuízos.
Assim, torna-se possível fazer a troca preventiva de peças importantes para manter os seus materiais em bom estado, como é o caso das vedações.
Para uma vedação industrial de alta qualidade, conheça os produtos da Vedalite!
Nossa missão é proporcionar aos nossos clientes as melhores e mais completas opções do mercado quando o assunto é manutenção industrial, vedação e isolação.
Acesse o site da Vedalite e conheça nossas soluções!