As vedações industriais são componentes fundamentais para o bom funcionamento dos processos produtivos e a fibra de vidro pode se destacar nesse contexto.
Trata-se de um material bastante versátil, encontrado também em recipientes para armazenamento, equipamentos e maquinários, bem como nos setores automobilístico e de aviação.
Assim, vale a pena conhecer as principais características dessa solução e compreender de que maneira ela pode ser aplicada ao setor industrial, que conta com necessidades e especificidades próprias.
Para saber mais a respeito desse assunto, continue a leitura e conheça melhor o potencial da fibra de vidro!
Características de Plásticos industriais reforçados com fibra de Vidro (PRF)
Também chamado de Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), esse é um material que se destaca por muitos aspectos.
O primeiro deles é a sua resistência, especialmente no que se refere à sua capacidade de resistir mecanicamente à tração, que é superior até mesmo à do aço, bem como a agentes químicos e à corrosão.
No entanto, essa resistência é acompanhada de uma densidade menor do que a de outros materiais, o que significa que a sua aplicação promove leveza e o uso de menos carga.
Outro aspecto que complementa a sua ação é a flexibilidade, de modo que, mesmo promovendo firmeza e durabilidade, o material pode ser moldado de acordo com o local de aplicação.
Esses são os principais motivos para que esse tipo de fibra seja uma excelente escolha no contexto das vedações industriais, que demandam resistência a agentes químicos e à corrosão, mas também certa flexibilidade.
Vantagens no uso da fibra de vidro
Como você pôde ver até aqui, as características apresentadas pelo material fazem dele a opção ideal para diversos contextos de vedação industrial.
Uma das vantagens promovidas pelo uso dessa solução é a sua alta durabilidade, gerada pela resistência da fibra de vidro aos mais diversos tipos de agentes, bem como à corrosão.
Assim, mesmo em ambientes extremos e contextos nos quais são utilizados materiais mais agressivos, essa é uma alternativa segura e com excelente custo-benefício, dada a sua durabilidade.
Além disso, todos esses benefícios são complementados por uma baixa manutenção, tornando a rotina da indústria mais simples e segura, com poucos cuidados a serem mantidos para garantir a qualidade da vedação.
Aplicações da fibra de vidro em vedações industriais
A vedação industrial é crucial para a operação de diversos sistemas, máquinas e dispositivos, promovendo a eliminação de vazamentos, a proteção contra a transferência indesejada de fluidos entre os ambientes e cuidados para evitar a poluição ambiental.
Quanto às aplicações da fibra a esse contexto, podemos mencionar sua presença em equipamentos como as gaxetas e até mesmo nos tecidos de vedação.
A gaxeta consiste em um cordão produzido a partir de fios trançados desse tipo de fibra, sendo constituído de múltiplas camadas, capa sobre capa. Trata-se de um equipamento extremamente leve, com alta capacidade de isolamento elétrico e boa resistência à temperatura.
O tecido, por sua vez, é texturizado e apresenta excelente resistência térmica, sendo usado em diversas aplicações, tais como o revestimento térmico, o isolamento de dutos, a confecção de juntas de expansão, entre outros.
Os tecidos de fibra de vidro podem, ainda, apresentar variações, como no caso do aluminizado ou com PTFE.
Que tal aproveitar essas soluções e todas as vantagens que elas trazem consigo? Conte com as vedações industriais da Vedalite!
Suas informações técnicas são muito úteis para definirmos/ complementarmos nossos projetos.