A indústria de biocombustíveis no Brasil não para de crescer, registrando um marco histórico no ano de 2023.
De acordo com o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, produzido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), os resultados referentes ao ano anterior foram surpreendentes.
A produção de etanol e biodiesel alcançou em 2023 a quantidade de 43 bilhões de litros, um recorde histórico que impulsiona nosso país a um futuro animador e sustentável.
Todo esse esforço exige muito trabalho, tecnologia e cuidados que precisam fazer parte das operações, visando o alcance dos resultados positivos e garantindo o princípio da proteção ambiental no processo produtivo.
Neste post, apresentaremos detalhes a respeito das vedações e sua importância para o sucesso da indústria de biocombustíveis. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
A função da vedação na eficiência operacional dos biocombustíveis
A vedação é fundamental nos processos industriais, uma vez que se trata de dispositivos que tem por objetivo reduzir os vazamentos e evitar a perda de fluidos.
Esses componentes isolam e vedam equipamentos, garantindo:
- melhor eficiência na produção,
- otimização das operações,
- economia de recursos.
No entanto, é preciso avaliar com critério a contratação dessas soluções, uma vez que existem diversos modelos, cada qual voltado a atender determinadas necessidades.
Referente aos biocombustíveis, as vedações precisam suportar fluidos muito agressivos, além de altas temperaturas.
Qualquer descuido nesse sentido, pode colocar em risco a segurança dos profissionais que atuam nesse segmento e causar sérios problemas ambientais a partir do vazamento de produtos químicos.
Segurança e conformidade ambiental na indústria de biocombustíveis
Como vimos, a indústria de biocombustíveis, apesar dos benefícios que apresenta para a sociedade, pode ser causadora de sérios acidentes, colocando vidas em risco.
Os vazamentos podem causar problemas irreparáveis para os profissionais, especialmente devido à presença comum de produtos químicos e fluidos em altas temperaturas. Esses incidentes, além de provocarem sérios danos patrimoniais, podem representar risco de morte.
A vedação é a solução que evita a exposição de substâncias perigosas, atendendo às conformidades legais, as normas ambientais e reduzindo riscos à natureza, especialmente no que se refere ao derramamento desses fluidos junto a rios, mangues e o próprio solo, podendo alcançar os lençóis freáticos.
Soluções de vedação mais utilizadas na produção de biocombustíveis
A indústria de biocombustíveis precisa contar com diversos tipos de vedações, como as juntas de grafite, uma solução utilizada em flanges, conexões e tubos. Essas juntas destacam-se por sua elevada resistência a altas temperaturas e a produtos químicos agressivos.
Já as gaxetas são utilizadas em válvulas e equipamentos onde se faz necessária uma eficiente resistência química.
Na Vedalite, sua empresa encontra todo tipo de soluções em vedação, inclusive aquelas desenvolvidas sob medida para atender às diversas necessidades e particularidades de cada projeto.
Podem ser encontradas na Vedalite, além das gaxetas, soluções como:
- juntas em PTFE expandido e com cargas especiais,
- juntas semimetálicas,
- juntas de expansão, visando acomodar as variações de pressão e temperatura.
A partir de uma avaliação pormenorizada, torna-se possível encontrar a melhor solução para cada ambiente ou equipamento.
Para isso, é importante poder contar com uma empresa especializada no assunto que possa atender às mais diversas necessidades e demandas que a indústria de biocombustíveis exige.
Contar com a Vedalite é ter a certeza de estar trabalhando com o que existe de melhor no mercado, portanto, faça um orçamento, conheça nossos produtos, a estrutura da empresa e a capacidade de atendimento que oferecemos a clientes distribuídos por todo o Brasil!