Descartar corretamente as vedações deve ser uma preocupação de todo o setor industrial, no gerenciamento de seus resíduos.
Os diferentes tipos de vedação industrial são essenciais para a operacionalidade e também para a segurança do ambiente laborativo e das pessoas, afinal, eles têm a função de evitar qualquer tipo de vazamento, seja em máquinas, equipamentos, tubulações e outros sistemas.
Porém, em caso de desgaste ou mesmo de má qualidade dos anéis, juntas, flanges ou gaxetas, é necessária a substituição da peça para o bom funcionamento.
Como essas peças são feitas dos mais diversos materiais e podem ter contatos com diferentes tipos de fluidos, o descarte correto é indispensável para não impactar no meio ambiente e até mesmo colocar em risco as pessoas e demais espécies vivas.
E aqui abrimos um parêntese para destacar que a Pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 91% das indústrias adotam ações para reduzir sua geração de resíduos sólidos.
Quer também integrar o time de indústrias amigas do meio ambiente fazendo o descarte correto das vedações sem utilidade?
Continue a leitura e confira as dicas que selecionamos para você
5 passos para descartar as vedações corretamente
Existe uma grande variedade de vedações produzidas com diferentes tipos de materiais. As Juntas Vedalite, por exemplo, podem ser:
- metálicas,
- em borracha,
- em tecido.
Por isso, para descartar as vedações corretamente, é preciso:
Identifique e separe os materiais
O descarte correto de qualquer resíduo começa pela identificação do material de que ele é produzido.
Especialmente falando de vedações, elas podem ser produzidas a partir de diferentes tipos de plásticos, tecido, borrachas, metais, aço e também de teflon (PTFE), entre outros materiais.
Ao fazer a separação por tipo de material, fica mais fácil saber se o produto é reciclável ou não, para então encaminhá-lo ao descarte devido.
Faça a descontaminação dos fluidos
Se o material for reciclável, o ideal é limpar as vedações antes de encaminhá-lo para o descarte.
Afinal, boa parte delas tem contato direto com diversos tipos de óleos, graxas ou fluidos e a limpeza facilita o manuseio e o processo de reciclagem.
Descarte os resíduos perigosos
Algumas vedações têm contato com produtos químicos ou metais pesados. Nesse caso, o descarte precisa obedecer alguns critérios de segurança.
O ideal é entrar em contato com os órgãos responsáveis ou solicitar o serviço especial para esse tipo de coleta, seguindo as orientações dos mesmos para o devido descarte.
Enquanto aguarda a coleta, uma forma de prevenir acidentes e danos ambientais é colocar as vedações em recipientes ou embalagens resistentes e adequados.
Recicle os materiais possíveis
Não descarte nenhum dos tipos de vedações nos aterros sanitários e procure reciclar todos os materiais possíveis.
Lembramos que os diferentes tipos de plásticos, tecidos, metais, aços e borracha são materiais 100% recicláveis e podem voltar à cadeia produtiva, impactando positivamente na preservação do meio ambiente e no uso dos recursos naturais.
Consulte as regulamentações locais
Existirão alguns tipos de vedações que não são recicláveis, seja pela composição dos materiais nos quais foram produzidas ou por conterem substâncias que podem representar algum risco de contaminação ao meio ambiente e às pessoas.
Nessa hora, é importante frisar que as regulamentações ambientais e a orientação para o devido descarte dessas vedações podem variar conforme a região do país e as diretrizes regionais em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos.
Portanto, é importante que a sua empresa/indústria esteja sempre atualizada com as normativas ambientais e normas regulamentadoras locais sobre como proceder o devido descarte do material.
Agora que você conferiu nossas dicas para descartar as vedações corretamente, acesse nosso site e conheça nossas soluções Vedalite.
Afinal, somos uma empresa especializada em vedação, isolação e manutenção industrial. Solicite o seu orçamento.