A indústria sucroalcooleira vem apresentando excelentes resultados no Brasil, servindo inclusive como modelo para outros ramos da economia.
Se buscarmos informações, vamos observar que há dez anos esse setor sofreu uma série crise, onde muitas empresas fecharam suas portas e as falências faziam parte do dia a dia do segmento.
Mas a história da cana-de-açúcar se inicia muito antes, remontando ao período colonial, quando essa cultura foi a primeira a se destacar em nosso país.
Na época, os engenhos produziam:
- açúcar,
- cachaça,
- álcool,
- melaço.
A produção era toda braçal e os transportes dos produtos eram feitos em animais e carros de boi.
Quer conhecer mais sobre a indústria sucroalcooleira brasileira? Continue a leitura e confira detalhes a respeito!
O histórico da indústria sucroalcooleira no Brasil
Após o período colonial, no século XX o Brasil descobriu que os produtos da indústria sucroalcooleira poderiam ser uma ótima alternativa na produção de energia.
Talvez você não saiba disso, mas no final da década de 1920 o antigo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), chamado na época de Estação Experimental de Combustíveis e Minérios, já fazia experiências com motores a álcool.
Em 1931, o Decreto nº 19.717 estabeleceu que a gasolina importada pelo Brasil deveria receber 5% de álcool.
Já em1933 surge o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), organizando a base desse segmento w visando o aumento da produção no país.
Todo o setor se modernizou e, em meio a bons e maus momentos, a indústria sucroalcooleira sempre foi muito importante para o país.
Hoje os processos são automatizados, onde a tecnologia faz parte do dia a dia da operação e o Brasil continua oferecendo produtos de alta qualidade e consumidos por muitos países em todos os continentes.
O fato é que chegamos a 2024, onde o mundo solicita opções em termos de bioenergia, ou seja, um substituto digno para o petróleo que atenda a demanda mundial de uma maneira sustentável, uma situação bastante interessante para nosso país.
A recuperação do setor de açúcar e álcool é exemplo para outras indústrias
O que se observa na atualidade é uma recuperação muito forte do setor de açúcar e álcool no Brasil, transformando a indústria e servindo de inspiração para outros segmentos.
No ciclo produtivo, envolvendo abril de 2023 a março de 2024, o que corresponde a safra da cana, o campo sucroenergético gerou divisas que atingiram US$ 19,8 bilhões.
Esse resultado coloca o setor na quarta posição na pauta de exportações do agronegócio brasileiro.
De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), o valor bruto movimentado pela cadeia superou os US$ 100 bilhões, o que acabou correspondendo a cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O fato é que o Brasil segue como um importante fornecedor internacional e as expectativas são otimistas, especialmente em função das expectativas que se abrem através do projeto “Combustível do Futuro”, uma ação do Governo Federal que deverá criar perspectivas ainda melhores para o setor.
Como a Vedalite contribui para a eficiência na indústria sucroalcooleira?
A Vedalite é uma empresa especializada em vedação, isolação e manutenção industrial, contribuindo de maneira efetiva com o sucesso da indústria sucroalcooleira em todo o Brasil.
Isso porque colabora com as vedações certas, que são cruciais para suportar:
- corrosão,
- altas temperaturas,
- pressões,
- produtos químicos.
A indústria de açúcar e álcool precisa contar com soluções desenhadas sob medida e que atendam demandas únicas e exclusivas, pois para cada projeto há realidades diferenciadas que necessitam de atenção e estudos para que se chegue aos resultados desejados.
Se sua empresa busca por soluções exclusivas voltadas à vedação, faça contato e solicite um orçamento na Vedalite. Estamos prontos para conhecer a sua demanda e apresentar a melhor solução para o seu projeto!