As plataformas offshore são estruturas instaladas no mar, tendo por objetivo a perfuração, produção e transporte de petróleo e gás.
São estruturas complexas que exigem um alto nível de segurança, onde a importância e particularidades nos processos de vedação são prioritários e essenciais.
Um estudo da Global Data aponta que, em 2025, o Brasil será o responsável por 23% da produção do petróleo offshore do mundo, assumindo a liderança nesse segmento, quando produzirá 1,3 milhões de barris diariamente.
Existem tipos diferentes de plataformas offshore e praticamente todas enfrentam desafios estruturais, principalmente no quesito vedação, uma vez que é fundamental eliminar os riscos de vazamentos em alto mar.
Para conhecer detalhes a respeito desse assunto, continue a leitura e confira!
O impacto das plataformas offshore na economia brasileira
As plataformas offshore são fundamentais para a produção de petróleo e gás para o Brasil.
Conforme já mencionado, as projeções mostram que seremos líderes nesse mercado em 2025, porém, outras informações demonstram que nosso país não está acomodado com essa situação.
De acordo com dados do Anuário de Petróleo 2023, produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Brasil deverá ter 23 novas plataformas instaladas e em funcionamento até o ano de 2028.
Essas novas plataformas serão as responsáveis pela geração de 21 mil novos postos de trabalho e devem elevar a produção nacional de petróleo para 4,8 milhões de barris diários no final dessa década.
Tipos de plataformas offshore
Existem diversos tipos de plataforma offshore, onde algumas delas são comparáveis a um prédio de 50 andares, uma vez que essas estruturas possuem em média:
- 105 metros de comprimento,
- 60 metros de largura,
- 144 metros de altura.
Para facilitar o entendimento, dividimos essas estruturas em dois modelos:
Plataformas fixas
As fixas, como o próprio nome identifica, são aquelas que estão presas em solo marinho, quando normalmente são instaladas em águas rasas e em locais mais próximos à costa.
Essas estruturas não possuem capacidade de estocagem em suas instalações, portanto, as substâncias coletadas precisam ser enviadas ao continente através de oleodutos e gasodutos.
Plataformas flutuantes
As plataformas offshore flutuantes são instaladas em alto mar por meio de um sistema de ancoragem, portanto, perfeitas para locais onde existam grandes instabilidades marítimas.
A maioria dos poços de petróleo se encontram a mais de 3 mil metros de profundidade, o que significa que essas estruturas são ideais para a perfuração e extração dessa matéria-prima.
Vedalite: soluções personalizadas para plataformas offshore
Nossa empresa desenvolve soluções de vedação e componentes não metálicos para atender as necessidades específicas desse setor.
As juntas não metálicas oferecem vedação excepcional até mesmo para as condições marítimas mais extremas, garantindo a integridade estrutural e operacional da plataforma.
Outra solução que atende com perfeição essa realidade são as gaxetas reforçadas para válvulas.
Essas são projetadas para garantir a vedação hermética em válvulas vitais, uma condição fundamental para operações críticas.
Os produtos Vedalite são desenvolvidos para resistir às condições rigorosas dos ambientes marítimos, portanto, projetados para:
- maximizar a eficiência operacional,
- garantir a segurança de todas as operações.
Contar com um fornecedor que conhece da área e possui experiência no setor é uma maneira inteligente de garantir o sucesso das operações, evitando acidentes e possibilitando que os melhores resultados sejam alcançados.
Para conhecer mais a respeito, solicite um orçamento e saiba como podemos contribuir com o sucesso das plataformas offshore em nosso país. Estamos à disposição para detalhes e prontos para atender a sua demanda!