A junta de expansão metálica é um importante componente pensado para garantir a flexibilidade das tubulações e equipamentos.
O seu papel principal está na absorção das vibrações mecânicas provenientes das tubulações que estão conectadas a equipamentos, como bombas, compressores, ventiladores, turbinas e motores alternativos.
Uma boa escolha a respeito desse componente se inicia através da observação do atendimento das diretrizes estabelecidas por duas importantes organizações internacionais que avaliam e estabelecem padrões para os produtos.
Trata-se da American Society of Mechanical Engineers (ASME) e da American National Standards Institute (ANSI).
Os produtos desenvolvidos tomando por base as recomendações e normas estabelecidas por essas organizações garantem qualidade, segurança e um padrão internacional de conformidade com as maiores corporações industriais do mundo. Continue lendo nosso post e saiba mais a respeito!
A junta de expansão metálica
Como vimos, a junta de expansão metálica é fundamental para a indústria e operações envolvendo variados processos no chão de fábrica.
Esse componente, além de suportar eficientemente as vibrações axiais e transversais, possui as seguintes características:
- compensa as dilatações axiais, transversais e térmicas,
- reduz significativamente a carga nos bocais dos equipamentos conectados,
- neutraliza a dilatação ou contração (movimentos da junta).
Devido à resistência a altas pressões, as juntas contribuem para a integridade dos sistemas, portanto, são fundamentais nos processos e ambientes industriais.
Como escolher a junta de expansão metálica ideal para o seu projeto?
Como vimos, a escolha da junta de expansão metálica precisa considerar se o produto atende às normas e recomendações das autoridades mundiais sobre o assunto.
Além disso, outros fatores são fundamentais para que os objetivos sejam atendidos, quando precisam ser avaliadas as seguintes variáveis do projeto:
- dimensões – da tubulação, dutos e comprimento total da junta,
- pressão – máxima, mínima e de teste,
- temperatura – define o material de fabricação da junta,
- tipos de fluidos – evitando a corrosão e erosão do componente,
- tipos de movimentos – provenientes de mudança térmica, vibrações e desalinhamentos.
Esse conjunto de variáveis são essenciais para que se possa escolher a junta de expansão metálica ideal para as necessidades do projeto, portanto, é imprescindível contar com especialistas no assunto para se obter sucesso na operação.
Vedalite: juntas de expansão que otimizam suas operações industriais!
Contar com a Vedalite na definição e aquisição da junta de expansão metálica é ter a certeza de estar realizando a escolha certa, uma vez que profissionais capacitados estarão à sua disposição para compreender a demanda e apresentar a melhor solução para o seu projeto.
Os produtos oferecidos pela empresa atendem as normas internacionais, otimizando as operações industriais, proporcionando durabilidade, resistência e eficiência.
A ampla experiência com o mercado permite a Vedalite um tratamento diferenciado no fornecimento de soluções para as indústrias de vedação, isolação e manutenção.
Pautados na dedicação e no empenho em encontrar as melhores soluções, nossos profissionais estão aptos a auxiliar a sua indústria a encontrar a aplicação adequada para cada processo, estabelecendo dessa forma uma relação de respeito e confiança.
Em casos de dúvidas ou para solicitar um orçamento a respeito da junta de expansão metálica ou demais produtos que fazem parte da nossa operação, acesse nosso site e entre em contato.
Estamos prontos para conhecer as necessidades da sua empresa e apresentar o que existe de melhor no mercado!